quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Imperialismo

Imperialismo é um tipo de política que tem como objetivo a expansão de territórios de alguma nação sobre outra(s), formando maiores riquezas. Foi um fator que mudou completamente a história antiga e moderna.
A primeira revolução industrial influenciou o imperialismo, por que, no século XIX, Inglaterra, Alemanha e França começaram a ter mais altas produções, um grande crescimento no mercado e mais forte economia sobre outros países. Estavam crescendo principalmente em áreas como petroquímica, siderúrgica, nos transportes e metalúrgica. Não se contentando somente com o mercado interno decidiram crescer ainda mais, aumentando seus territórios, disputando com outros países. Principalmente disputando territórios da África e Ásia, onde conseguiam mão-de-obra barata.
Já a Segunda Revolução Industrial as energias estava ‘em jogo’. Logo o vapor foi sendo substituído pela eletricidade e o petróleo. Assim iam-se criando novas invenções, gerando mais industrialização e crescimento dos lugares. A diferença entre a primeira era à base de produção e mudanças, e na segunda, uma indústria mais forte. As coisas mudaram, o aço venceu o ferro, abaixando seu preço. Também como os meios de transporte, criando a indústria ferroviária forte. O barco a vapor substituindo o barco a vela, o que gerou maior contato com os outros lugares ao redor do mundo.
O imperialismo aconteceu e causou sérias mudanças no mundo. Na época as nações Tríplice Entendente (França, Estados Unidos, Império Russo e Britânico) contra Tríplice Aliança (Alemanha, Impérios Austro-Húngaro e Turco-Otomano), tudo gerava imperialismo. Era necessário crescer, produzir mais, vender mais. E em conseqüência disso precisavam expandir o território. O que foi um dos fatores que gerou a Primeira Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial, de forma englobada, era um plano de a grande potência expandir o governo alemão. Começaram pela Áustria, sendo que boa parte do povo apoiou a ideia; uma região da Tchecoslováquia. Logo toda a Tchecoslováquia; Polônia. O governo inglês era aliado à Polônia, então declararam guerra. No inicio os alemães dominaram bem o conflito graças ao seu modo ‘blitzkriegazado’ de agir. Então dominam a Bélgica, Noruega, Holanda, Dinamarca e um pedaço da França. Na década de quarenta a Alemanha dominava praticamente toda a Europa. Fora que Hitler ainda queria dominar a União Soviética, não se contentava com o que tinha, o que gerou mais guerra e mais mortes.
Entre os séculos XIX e XX os fatos mudaram completamente o cotidiano das pessoas e das coisas ao seu redor. Os avanços causados pela Segunda Revolução Industrial vieram como remédio para acabar com as concorrências, aí que nascem os monopólios, as mega-empresas capitalistas. Essas empresas investiram em regiões africanas, americanas e asiáticas, o chamado imperialismo. Países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Portugal, França, Espanha, Rússia, Japão, Reino Unido, Bélgica, Império Otomano e Países Baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário