quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Metafísica


Cada homem tem sua filosofia de vida. Nisso entra a metafísica, parte que busca as razões que não são comprovadas veridicamente na lógica de nossas vidas (ou além delas). Entra-se no contexto as crenças religiosas, moral e significado de sentimentos. Cada um pensa de maneira diferente, e isso geralmente/quase sempre reflete em seu modo de agir no dia a dia.
A metafísica existe para quem acredita nela, para quem tê-la em seus pensamentos, e de alguma outra forma. Sentir sua presença, conviver com ela mesma. Alguns viciam-se e outros criam fobias de tamanha que é a crença. O medo também faz parte disso para os mais fracos, principalmente para aqueles que passaram por algum sofrimento ou trauma no passado. As pessoas criam situações e acabam ficando paranóicas. As chamadas forças estranhas da natureza, o medo de ir ao cemitério a noite, etc.
Em base, é estudado a essência do mundo, cabendo-se ao natural e o sobrenatural, em geral, coisas que se liguem ao real e/ou ao irreal. Também pode ser conceituada como a forma de alguma pessoa entender o mundo ao seu redor. A palavra pode significa ao que tenha relação da física (ciência que estuda os fenômenos da natureza), derivada do grego, Meta significa ‘alem’ e Physis significa ‘física’. O real e o irreal passam a existir ou criar algum tipo de ilusão, imaginação. Quando ocorre a tal ilusão, ela passa a existir para quem acredita nela, mesmo negando a verdadeira natureza.
O caso da mulher que espancou o filho até a morte, alegando que fizeram isso por que ele estava possuído pelo demônio. Claro, uma criança de média de três ou quatro anos morta pela mãe. Quem realmente estava possuído? Aconteceu em Assunção, no Paraguai. Ela não se arrepende e diz ter ficado triste por terem roubado a alma do filho. Ou também das pedras ao sul da região da Romênia que crescem quando chove. O povo de lá diz que elas têm vida. São realmente pedras, também constituídas de areia. “A realidade é meramente uma ilusão apesar de ser uma ilusão muito persistente. Albert Einstein - 1879-1955 ( Prêmio Nobel de Física em 1921 - N”.
Alguns especialistas dizem que a espiritualidade é um fato cultural, é algo transmitido ao longo da vida de uma pessoa durante a convivência. É nisso que a metafísica os encaixa, por que também como a espiritualidade, ainda é cedo fazer alguma afirmação, não se sabe se esta ligado a um sentimento, emoção, comportamento, os três unidos ou nenhum deles. Cada um varia de cada pessoa.
Para alguns cristãos a metafísica é o começo de tudo, de onde as coisas fazem ou devem fazer sentido. Por isso, Deus, para o pensamento de Tomas de Aquino – padre dominicano, é o rei da metafísica, ou a mesma coisa. Para outros é simplesmente um mistério, o fato de o homem saber pensar e formular ideias, teorias e sentimentos. Ou como o pensamento de Immanuel Kant, acredita que se trata de conhecimento e razão, não de experiência, por isso, para ele reduz-se os limites de conhecimento. Augusto Conte define como uma ciência superada, acreditando que a história da humanidade tenha seus períodos: teológico, metafísico, positivo e cientifico, sendo que o último é superior aos outros três.
Originou-se há muito tempo. É uma das principais obras de Aristóteles, como ele mesmo dizia, não se trata de descobrir o que não é, ou deveria ser, é o ser enquanto ser. Sua filosofia não acreditava que poderia existir algum tipo de outro sentido, pessoas que podem se comunicar com os mortos e outras não. Não se trata de habilidade ou dom sobrenatural. O que é real mesmo e faz sentido é a própria existencia. Acredita-se em várias formas, dentre elas a essencia, a origem, a matéria e a razão, e como sempre, varia-se de cada pessoa e cada crença que tem.
Hoje o homem não procura mais a sabedoria, em primeiro lugar. Procura saber a realidade de suas crenças, por isso é fácil seguir teorias de filósofos. Certamente, ninguém conhece todas as verdades, por isso não tem todas as respostas, entrando assim numa profunda depressão de nunca tentar o verdadeiro, pois já que não sabe todas as verdades, pode estar acreditando em uma falsa afirmação que normalmente chamam de mentira ou teoria fracassada.
O mundo hoje vive a partir de o que os outros fazem. Parecer normal, não sendo reconhecido como um esquizofrênico andando na rua, faz com que as pessoas ajam de acordo com o que lhes é influenciado. Se a Globo, por exemplo, fizer uma dramatização dizendo que os extrarrestres estão vindo para o planeta Terra, conseguiriam desesperar o país. Alguns até iriam se matar por medo de que uma nave espacial os atingisse.
Os dados que consideramos não são fatos verdadeiros, por que cada pessoa tem sua verdade, mesmo que, relativamente, não significa que seja mentira. A metafísica é complexa, ou você acredita numa mentira ou não acredita em uma verdade. Nada é certo. Pelo menos por enquanto. A verdade é que não existe uma verdade sobre o assunto, já que nada esta provado, somente sendo acreditando, então a opinião de uma pessoa para outra pode variar, acreditando na verdade, na mentira ou em nenhuma delas. Como diz o cientista francês, Voltarie, “O estudo da metafísica consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá.”. Mas mesmo assim insistimos em procurar, fato que ele pode estar escondido na escuridão, uma escuridão ainda não descoberta. Ou como Alberto Caeiro, “Há metafísica bastante em pensar em nada.”. Opiniões diferentes, formas de acreditar diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário