sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Karl Marx

O alemão Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818 e morreu 64 anos depois, em 1883. Porém além de ser um revolucionário criando a doutrina comunista, já foi eleito com o maior filosofo de todos os tempos, influenciando várias modalidades de estudos.

Marx acreditava que o capitalismo era a principal causa da desordem e das crises. Foi autor de O capital que trata de economia e retrata de várias maneiras como a parte política afeta o desenvolvimento do trabalhador, não o valorizando. Descreve sobre o capital constante e variável, além da acumulação de lucros injusta. Tornando um dos conceitos mais importantes e reflexivos sobre o tema.

Revoltado com a forma injusta da influência de grandes empresas fundou o Comunismo, uma forma política nos meios de produção, ignorando completamente as classes sociais. Acreditava que esta seria a última parte que o homem deveria desenvolver e só seria com uma revolução proletária, ou seja, do trabalhador, onde mais deve exigir seus direitos.

Morreu deixando seu nome na história de ideias revolucionárias, por que acreditava, assim como mesmo disse: “As revoluções são a locomotiva da história”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário